Ação de Captação #10

LOJA FÍSICA

O que é um(a) loja física

A organização pode criar uma loja física dentro de suas instalações ou em local diferenciado. Nesta loja poderá vender itens ligados à causa defendida pela organização. Os itens dispostos na loja, novos ou usados, podem ser doados por apoiadores para revenda. A organização pode também desenvolver itens personalizados, com o logotipo ou outras imagens que remetam a causa.

Além de conseguir recursos para a organização, a venda de produtos personalizados ajuda na divulgação da causa, seja nos próprios itens ou nas embalagens usadas.

Grau de Dificuldade

Alto

Como Fazer

1 - Verifique se há espaço nas instalações da organização para a montagem de uma loja.
2 - Veja com os apoiadores que itens poderão ser conseguidos para revenda na loja.
3 - Se possível, verifique se há voluntários que possam desenvolver materiais personalizados para venda na loja.
4 - Liste todos os materiais que serão necessários para a montagem da loja (stands, mostruários, computadores) e veja como serão adquiridos.
5 - Defina quem ficará responsável pela loja e realize um treinamento com técnicas de vendas.
6 - Divulgue a loja nas redes sociais da organização.

Desafios

Um dos desafios enfrentados pela organização na montagem da loja é selecionar ou criar os produtos personalizados. Muitas vezes é necessário a contratação de um designer que irá desenhar as imagens para as canecas, chaveiros ou camisetas, por exemplo.

Conseguir e transportar mostruários, stands e demais itens para a montagem da loja também é um desafio a ser enfrentado, já que a organização necessitará de carro ou outro veículo utilitário, assim como de voluntários dispostos a estas atividades.

Dicas

Case - Lojas do Projeto Tamar

Realizado pela organização Projeto Tamar.

O Projeto Tamar possui em várias de suas instalações lojas que vendem produtos ligados a causa defendida pelo projeto (tartarugas marinhas). Muitas peças vendidas são feitas por membros da comunidade, e remetem a causa: são enfeites e objetos ligados a tartarugas marinhas. De acordo com o site da ong, as lojas incentivam e ajudam a promover autossustentação das comunidades que apoiam o Tamar desde seu início.

Além das lojas nas instalações próprias, o Tamar também possui lojas em lugares diferenciados. É o caso da loja no aeroporto de Vitória, inaugurada em 2010.

Veja mais informações sobre este case em http://www.tamar.com.br/noticia1.php?cod=129.