Ação de Captação #11

CAIXA DE DOAÇÃO

O que é um(a) caixa de doação

A organização pode espalhar caixas para doação em diversos pontos da cidade, para coleta de itens. Por exemplo, uma ONG que ajuda sem tetos pode colocar em determinados locais caixas ou pequenos containers para que a população doe roupas de inverno.

Estas caixas podem ser colocadas em estabelecimentos comerciais que apoiem a causa, ou em espaços públicos desde que autorizado pela prefeitura da cidade.

Grau de Dificuldade

Médio

Como Fazer

1 - Defina que itens serão coletados nas caixas de doação.
2 - Desenhe a caixa, que deverá conter o logotipo da ONG e os objetos que podem ser doados.
3 - Selecione pontos interessantes para deixar as caixas, de preferência com bom fluxo de pessoas. Fale então com os proprietários dos estabelecimentos, para fazer a parceria. Mostre o layout da caixa, e o que espera obter de doação. Se a decisão for por deixar na rua as caixas de doação, entre em contato com a prefeitura para ter a ideia aprovada.
4 - Produza as caixas e as instale nos pontos combinados.
5 - Defina a logística para recolher os produtos doados, esvaziando as caixas periodicamente.
6 - Mantenha registro dos itens doados, e no final da campanha divulgue os resultados.

Desafios

Um dos desafios que a organização enfrentará nesta ação é a elaboração e produção das caixas de doação. Caixas pequenas são mais fáceis e mais baratas de produzir, além de poderem ser dispostas em diversos locais. No entanto dependendo do produto que será doado, não permitirá o acúmulo de muitos produtos, devendo ser esvaziada mais rapidamente.

Outro desafio é encontrar onde deixar as caixas de doação. Dependendo do tamanho, pode ser difícil encontrar lugar para colocá-las. Fica mais fácil quando o estabelecimento é relacionado a causa da organização, como por exemplo, deixar uma caixa para doação de itens escolares dentro de uma papelaria.

Dicas

Case - Caixa de Coleta da Cabelegria

Realizado pela organização Cabelegria.

A ONG Cabelegria (https://www.cabelegria.org/) recebe doações de cabelos, os transforma em perucas que são doadas para crianças e mulheres diagnosticadas com doenças que causam a queda dos cabelos. A organização colocou em diversos pontos de cidades brasileiras caixas de coleta de cabelo, onde os apoiadores podem deixar cabelos que serão futuramente transformados em peruca.

Essas caixas de coleta foram colocadas principalmente em salões de beleza. Quem vai cortar o cabelo já pode simultaneamente colaborar com a causa da Cabelegria, doando os cabelos cortados.

Desde 2013, quando foi criada por Mylene e Mariana Robrahn, a ONG já recebeu mais de 100 mil doações de fios de cabelo, de todas as partes do planeta. De lá para cá, foram realizadas milhares de entregas gratuitas para crianças e mulheres, além de inúmeras doações feitas para hospitais e casas de apoio.

Veja mais informações sobre este case em https://www.cabelegria.org/#Pontos-de-coleta.