Ação de Captação #12

TROTE SOLIDÁRIO

O que é um(a) trote solidário

O trote é uma atividade usada para integrar alunos de uma faculdade, novos e veteranos. Normalmente os alunos veteranos preparam um conjunto de atividades para os novos alunos. Estas atividades incluem competições, pedidos de recursos em vias públicas, etc.

A universidade pode fazer um trote solidário, onde as atividades de integração tenham como resultado a aquisição de recursos para uma ou mais organizações sociais. O trote solidário estimula a consciência cidadã nos alunos, para que sejam profissionais justos, éticos, solidários e atentos às causas sociais.

Grau de Dificuldade

Baixo

Como Fazer

1 - Verifique se há no entorno da organização alguma facudade ou universidade que tenha condição de realizar o trote solidário.
2 - Após selecionar a faculdade entre em contato com a direção da mesma e apresente a organização e seus projetos
3 - Mostre as necessidades de sua organização e sugira o trote solidário.
4 - De acordo com as necessidades da organização, a faculdade definirá então os objetivos do trote (se a arrecadação será de recursos financeiros, alimentos ou outros itens).
5 - Convide a faculdade a visitar sua organização e conhecer de perto seus projetos. Isso estimulará os alunos a participar do trote.
6 - Liste junto com a direção da faculdade como os alunos podem arrecadar os recursos durante o trote solidário: visitando estabelecimentos comerciais, pedindo em locais públicos (desde que seguros e sem comprometer o público frequentador de tais lugares), requisitando a familiares.
7 - Durante o trote solidário, tire fotos e poste nas redes sociais da organização. Isso incentivará outras faculdades a fazer eventos semelhantes.
8 - Após o trote solidário divulgue os valores arrecadados.

Desafios

O principal desafio é encontrar uma faculdade que tenha porte e se interesse em realizar o trote solidário. Leve algumas reportagens que mostrem trotes solidários realizadas por outras faculdades e como motivaram os alunos. Isso ajudará no convencimento da direção da faculdade!

Dicas

  • Cadastre o nome e emails dos participantes na ação, se possível. Posteriormente você poderá agradece-los pela participação na ação, convidá-los para novas ações, pedir doações, etc.

Case - Trote Solidário da FCMMG

Realizado pela organização Fundação Sara.

Alunos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) inovaram na maneira de recepcionar os calouros.Agora, além de tinta no rosto, pé descalços e bebedeira, os veteranos convidam os novos alunos a ajudar crianças com câncer. A parceria é com a Fundação Sara (https://www.fundacaosara.org.br/), de Belo Horizonte, que atende crianças e adolescentes em tratamento oncológico na capital, oferecendo abrigo, alimentação, apoio psicológico e transporte até os hospitais.

Os calouros de todos os cursos da faculdade precisam recolher roupas, alimentos, brinquedos, produtos de limpeza e ainda vender rifas. Além disso os calouros também visitam a Fundação para conhecer de perto as instalações e os pacientes. A iniciativa é apelidada de Trote Solidário.

Para receber as doações a comissão faz plantões de manhã, quando os alunos estão chegando a faculdade, na hora do almoço e no fim da tarde. São também nestes horários que os calouros agendam as visitas à Fundação Sara.

O Trote Solidário conta ainda com doação de sangue e cadastro de medula, que também somam pontos para os calouros. No fim eles precisam juntar 100 pontos. Os três primeiros colocados ganham brindes, como jalecos e livros.

Veja mais informações sobre este case em https://www.fundacaosara.org.br/noticias/trote-solidario/.