Ação de Captação #14

PRESENTE DE CASAMENTO SOLIDÁRIO

O que é um(a) presente de casamento solidário

Muitos noivos aproveitam o momento comemorativo da nova união para praticar um ato de solidariedade. Neste caso, as tradicionais listas de presentes distribuídas para os convidados são elegantemente substituídas pela sugestão de doações para uma instituição de confiança.
Captar recursos através de presentes de casamento pode ser uma iniciativa voluntária dos noivos ou uma sugestão da ONG para aqueles que desejam ajudar de alguma forma.
Esta ação pode ser realizada também em festas de renovação de votos e bodas.



Grau de Dificuldade

Baixo

Como Fazer

1- Escolha uma ONG que atue em uma causa com a qual vocês se solidarizem: Direitos Humanos, animais, meio ambiente, idosos, crianças, educação, etc.
2- Os noivos e a ONG devem marcar um encontro para definir qual será a forma de contribuição: doações de qualquer valor, alimentos, itens específicos, sistemas de apadrinhamento, que demandam contribuição mensal de longa duração (que podem ser negociados), etc.
3- Definam a forma mais fácil e acessível de realizar as doações, como um depósito anônimo em conta ou endereço para recebimento.
4- Escreva o pedido aos convidados, que pode ser anexado ao convite de casamento, explicando por que escolheram esta forma de receberem os presentes, e como eles devem realizar as doações. Ao sugerir a substituição dos presentes por doações nos convites, enfatize a importância do gesto para conscientizá-los.
5- Um exemplo de texto para a ocasião: “Para agradecer por este momento de tanto amor, gostaríamos de compartilhar um pouco deste sentimento com quem mais precisa. Por isso, nós não fizemos nenhuma lista, mas caso queira nos oferecer um presente, ficaremos muito felizes com a sua contribuição para a instituição XXXX, na qual confiamos e acreditamos que realizará um lindo trabalho rendendo frutos da nossa união com a solidariedade de vocês”.
6- Adicione ao pedido o número da conta para depósito, o endereço de recebimento das doações e eventuais instruções que tenham sido negociadas com a ONG.
7- Caso a ONG tenha um site ou redes sociais, inclua o endereço para que os convidados conheçam melhor sobre a causa que estão ajudando.
8- Coloque-se à disposição para tirar qualquer dúvida que o convidado tiver sobre como realizar a doação ou sobre a ONG.
9- Não peça comprovante de depósito, pois a contribuição deve ser espontânea e no valor que estiver ao alcance de cada um. Entretanto, caso o convidado entregue o comprovante a vocês, agradeça com alegria pela doação.

Desafios

Casamentos são eventos únicos ou muito raros na vida dos noivos. Existem poucas oportunidades de captar recursos com esta ação.
O encontro entre os noivos dispostos a doar seus presentes e as instituições beneficentes nem sempre é fácil.
A mobilização dos convidados para realizarem doações de forma anônima pode encontrar alguma resistência.

Dicas

  • Deixe algumas opções de doação não convencionais expostas em seu site, redes sociais e na comunicação com a comunidade. Por exemplo, doações como presente de casamento, como resultado de gincanas, entre outras.

Case - Presentes de Casamento para o Instituto Escuta

Realizado pela organização Instituto Escuta.

Nadia Reda e Kamal Soueid têm uma conexão especial com o Instituto Escuta – que atende crianças com deficiência auditiva e implante coclear – e criaram uma lista de presentes com cotas de doações. “Acreditamos que seria uma iniciativa bacana, ajudar ao próximo quando já somos tão abençoados. Fazer o bem trouxe uma sensação ainda maior de que estávamos fazendo a escolha certa”, conta a noiva.
Os convidados do casal entraram na onda e curtiram a ideia: “recebemos muitos comentários positivos, de pessoas que ficaram felizes em poder ajudar inspirados pela iniciativa”, diz Nadia.

Veja mais informações sobre este case em https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,casais-trocam-presentes-de-casamento-por-doacoes-a-instituicoes,70001953494.