Ação de Captação #15

ANÚNCIOS NO GOOGLE (LINKS PATROCINADOS)

O que é um(a) anúncios no google (links patrocinados)

Se sua ONG possuir um site, pode aparecer listada quando um interessado faz uma pesquisa no Google com algum termo ligado a ONG. Por exemplo, se sua ONG oferece apoio para idosos, o site da ONG pode aparecer listado no Google quando alguém pesquisa por “asilo grátis para idoso”.

Mas como há uma quantidade muito grande de ONGs, não necessariamente sua ONG aparecerá bem posicionada no resultado das buscas no Google. Uma opção é colocar um anúncio, que aparecerá de forma destacada no Google em determinados resultados de pesquisa. Dessa forma você terá certeza que será encontrado por quem precisa de ajuda, ou por quem quer ajudar com doações ou trabalho voluntário.

Normalmente esses anúncios (também conhecidos como links patrocinados) são pagos, mas o Google oferece um programa especial para organizações sociais, chamado Google Ad Grants. Se sua ONG já estiver atuando há algum tempo e for formalizada, pode participar deste programa, e colocar anúncios gratuitamente. Caso contrário, deverá pagar pelos anúncios. Lembrando que a cobrança só ocorre se o usuário clica em seu anúncio e entra no site da ONG.

A criação desses anúncios é um serviço especializado feito por agências de marketing digital. Muitas vezes a própria agência que criou o site da ONG pode também criar os anúncios para o Google. Outra opção é utilizar um voluntário com conhecimentos na área de marketing digital.

Grau de Dificuldade

Médio

Como Fazer

1 - Verifique se sua ONG se qualifica para participar do programa Google Ad Grants (veja em https://www.google.com/intl/pt-BR_br/grants/eligibility/).
2 - Caso se qualifique, faça a inscrição. Se não se qualifica, defina um orçamento mensal para o gasto com anúncios.
3 - Entre em contato com uma agência de marketing digital, e faça um orçamento para a administração dos anúncios. Apesar do Google bancar os anúncios (caso sua ONG se qualifique para o programa Google Ad Grants), ainda assim você precisará pagar pelos serviços da agência para criação e manutenção dos anúncios.
4 - Após a inclusão dos anúncios, meça os resultados, em termos de visitas ao site, novos voluntários que vieram pelo site, contatos feitos através do site, etc.

Desafios

A administração dos anúncios no Google é um serviço relativamente caro, já que exige conhecimentos técnicos. Algumas agências podem cobrar valores menores já que os anúncios serão para uma organização social.

Se for utilizar um voluntário para a criação e manutenção dos anúncios, é importante que este voluntário compartilhe informações como logins, senhas e estratégias com alguém da própria ONG. Dessa forma, caso o voluntário deixe de prestar serviços para a ONG, outro poderá tomar o seu lugar.

Dicas

  • Diversos sites cadastram voluntários que querem prestar serviços, e ONGs que precisam de serviços de voluntários. Sua organização pode utilizar estes sites para conseguir voluntários que realizem serviços como desenvolvimento de sites, postagem em redes sociais, criação de campanhas de financiamento coletivo, entre outros. Estes voluntários podem trabalhar virtualmente, ou seja, sua organização pode conseguir voluntários de qualquer lugar do país. Um dos sites que agregam voluntários é o Atados (https://www.atados.com.br/).

Case - Anúncios no Google da Associação São Joaquim

Realizado pela organização Associação São Joaquim de Apoio a Maturidade.

A Associação São Joaquim de Apoio a Maturidade oportuniza a socialização, o fortalecimento de vínculos, a inclusão, a manutenção da autonomia, a valorização e a garantia de direitos das pessoas idosas. Realiza sua missão através do oferecimento de 50 atividades físicas, manuais, artísticas, cognitivas, de socialização e de autoconhecimento para 320 pessoas idosas, residentes em Carapicuíba - região grande oeste de São Paulo.

A associação anuncia no Google. Quando realizamos uma pesquisa com o termo “ajuda para idosos”, o site da associação aparece em destaque, logo na parte superior da página.

A associação optou por utilizar os anúncios para captar mais doações, que permitem a continuação do trabalho da ONG.

Veja mais informações sobre este case em .