Ação de Captação #16

RIFA

O que é um(a) rifa

Rifa é uma forma bastante tradicional de captação coletiva, em que a ONG oferece um brinde para ser sorteado entre os apoiadores em troca de uma quantia em dinheiro.

Você pode mobilizar seus voluntários, amigos, familiares e a comunidade em geral, tendo como atrativo, além do prêmio, o fato de que o valor arrecadado será utilizado para uma ação beneficente.

Grau de Dificuldade

Médio

Como Fazer

1- Defina um prêmio a ser sorteado. Pode ser um produto de interesse geral (eletrodomésticos, eletrônicos, fim de semana em uma pousada, etc) ou algo relacionado à causa defendida pela ONG. Para não ter custos, a ONG pode tentar conseguir o prêmio como doação.
2- Defina o valor da rifa. Em geral, as rifas mais fáceis de vender são as que possuem de 5% a 10% do valor do prêmio.
3- Defina as regras do sorteio. A forma mais tradicional e confiável é baseada nos números da Loteria Federal, com numeração de 1 a 100000. Defina a data do sorteio e adeque à quantidade de números que você disponibilizará para venda. Por exemplo: Se sua rifa tiver 50 números, o ganhador será aquele que tiver o número igual aos 2 últimos números do 1º Prêmio da Loteria Federal do dia 15/01/2020. O número sorteado neste dia foi 063703. O vencedor da sua rifa seria aquele que com os 2 últimos números iguais. No caso, o 03.
4- Imprima um talão com os números da rifa em sequência. Ele deve conter espaço para o nome do comprador, seus contatos (telefone, e-mail, endereço), seu número escolhido e os dados da rifa (prêmio, data do sorteio,valor e o nome da ONG.
5- No caso de uma rifa online, utilize um formulário digital em vez de talão. Mas atenção: nestes casos condicione a confirmação do número ao envio do comprovante de pagamento.
6- Divulgue a rifa para os amigos, familiares, voluntários da ONG, comércios locais e utilize seus canais de divulgação, como mural, grupo de whatsapp, redes sociais, lista de e-mails, site, etc.
7- Além do atrativo do prêmio, não esqueça de mencionar que se trata de uma ação social que terá o lucro revertido para uma boa causa.
8- Após o sorteio, não esqueça de divulgar o vencedor, os números sorteados, e, se possível, fotografe a entrega do prêmio para enviar a todos os participantes, agradecendo pela participação.
9- Divulgue também, assim que possível, os resultados do que foi feito com o lucro da rifa, agradecendo mais uma vez pela colaboração de todos.

Desafios

Escolher um prêmio atrativo para o público e mobilizar o maior número de pessoas para comprar a rifa antes da data do sorteio são os maiores desafios desta forma de captação.

Organizar os pagamentos para que ninguém fique devendo e administrar o lucro para o objetivo pretendido são fundamentais para o sucesso desta ação.

Dicas

  • Além da loteria federal, você também pode realizar o sorteio ao vivo em uma transmissão pela internet ou durante algum evento promovido pela ONG.

  • Cadastre o nome e emails dos participantes na ação, se possível. Posteriormente você poderá agradece-los pela participação na ação, convidá-los para novas ações, pedir doações, etc.

  • Se você optar por realizar uma rifa online, para atingir mais pessoas, existem aplicativos e sites com modelos prontos de organização desta modalidade.

Case - Rifa de Apartamento na Santa Casa de Belo Horizonte

Realizado pela organização Santa Casa de Belo Horizonte.

A Santa Casa de Belo Horizonte recebeu como doação um apartamento de dois quartos em um bairro nobre de Belo Horizonte e, para arrecadar recursos e garantir a sustentabilidade dos projetos, realizou uma rifa com cada número sendo vendido por R$50.
“A gente ganhou esse apartamento em forma de doação à Santa Casa, em setembro do ano passado. Como o mercado imobiliário está bem instável, acreditamos que a rifa seria uma boa forma de aumentar as possibilidades de ganho com esse imóvel”, explica Carolina Piva, gerente de marketing e responsabilidade social do Grupo Santa Casa BH. Segundo ela, foram emitidos 20 mil bilhetes, com expectativa de arrecadação de R$ 1 milhão.

Veja mais informações sobre este case em https://www.otempo.com.br/cidades/santa-casa-bh-rifa-apartamento-de-r-300-mil-para-arrecadar-fundos-1.2208792.