Ação de Captação #17

E-MAIL MARKETING

O que é um(a) e-mail marketing

E-mail marketing é o disparo de uma mensagem para uma lista de contatos inteira de uma só vez, utilizando o correio eletrônico.

O e-mail marketing é uma ótima forma da ONG se comunicar com seus colaboradores e parceiros de forma ágil e eficiente para informar, pedir ajuda e dar retornos sobre suas ações sociais.

Existem diversas ferramentas que facilitam a criação e o envio de e-mails, como o Mail Chimp. O visual é importante, então acrescentar imagens e elementos gráficos ao e-mail passará uma impressão melhor e mais profissional sobre a ONG. Mas não exagere demais, o principal deve ser o texto da mensagem.

Não envie muitos e-mails, ou você será denunciado como SPAM e menos pessoas receberão suas mensagens. Defina uma agenda regular para os disparos e faça uma só mensagem para todos os assuntos referentes àquele período. E não se esqueça, nunca use listas de contato compradas ou adicione e-mails não autorizados à sua lista!




Grau de Dificuldade

Baixo

Como Fazer

1- Monte a sua lista de contatos. Obtenha os e-mails dos seus voluntários, parceiros, das empresas locais, veículos de comunicação e potenciais colaboradores da sua ONG e salve em uma planilha Excel.

2- Cadastre-se em uma ferramenta de envio de e-mails, como a Mail Chimp https://mailchimp.com/.

3- Escreva o texto do e-mail que você deseja mandar para os contatos. Ele deve ser claro, direto e conter todas as informações que o leitor precisa saber para agir imediatamente (número da conta para depósito, data e hora da ação, itens necessários para a ONG, etc).

4- A ferramenta de envio de e-mails tem opções personalizadas de layout para que mensagem fique ainda mais rica com imagens, vídeos e links externos. Formate seu e-mail pela ferramenta e adicione os recursos que achar necessário.

5- Use uma parte do e-mail – depois do assunto principal – para falar um pouco sobre a ONG e as ações recentes realizadas por vocês. Compartilhe o trabalho realizado no dia-a-dia, depoimentos de pessoas que foram ajudadas e agradeça as mobilizações anteriores.

6- A mensagem também deve conter os meios de entrar em contato com a ONG, como site, telefone, e-mail e endereço.

7- Importe os contatos da sua planilha para a ferramenta, configure o assunto do e-mail e realize o disparo para todos.

Desafios

O principal desafio desta forma de captação de recursos é conseguir formar uma boa lista de contatos para enviar os e-mails.

Apesar de bastante intuitivas, as ferramentas de envio de e-mail marketing podem demandar algum tempo para que iniciantes entendam seu funcionamento.

Se sua lista de contatos for muito volumosa, pode ser necessário pagar para enviar mensagens a todos.

Dicas

  • Segmente a lista de e-mails de seus colaboradores, classificando os destinatários por interesse, localização, se é voluntário, doador, empresa, etc. Isso facilita quando se quer mandar uma mensagem para um público específico, ou quando a lista for muito grande e for necessário pagar para enviar o e-mail marketing.

Case - E-mail Marketing da OngsBrasil

Realizado pela organização OngsBrasil.

O site ONGs Brasil possui mais de 17 mil voluntários cadastrados para receberem por e-mail informações sobre como ajudar uma ONG. Eles deixaram seu contato no próprio site, além de dados como cidade, estado e interesses. Todos os dias novos voluntários se inscrevem e recebem através deste e-mail orientações para se engajarem em ações sociais nas ONGs das suas regiões.

Também é possível contratar o serviço de e-mail Marketing do site ONGs Brasil para enviar uma mensagem aos voluntários da sua cidade. Entre em contato para saber mais: http://www.ongsbrasil.com.br/default.asp?Pag=48

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