Ação de Captação #18

GRUPOS DO FACEBOOK

O que é um(a) grupos do facebook

Os Grupos são uma ferramenta do Facebook para reunir pessoas que têm um interesse em comum. São ótimos para compartilhar dicas, informações e para gerar engajamento com os membros.

No caso das ONGs, uma ação de captação bastante eficiente é postar sobre as necessidades de recursos ou de voluntários nos grupos de bairro ou nos relacionados à causa social defendida pela instituição.

Você pode divulgar com seu perfil pessoal, mas criar uma página da ONG e usa-la para postar nos grupos dá mais credibilidade. Deixe salvo em um documento fora do Facebook o texto padrão da postagem para publicar em diferentes grupos.

Grau de Dificuldade

Baixo

Como Fazer

1- Faça uma busca no Facebook pelos grupos existentes da sua região, grupos de voluntários, grupos de apoiadores da causa que a ONG defende e outros temas que possam reunir potenciais apoiadores. Entre nos grupos que tiverem membros ativos.

2- Leia as regras do grupo para saber se existem restrições ou condições especiais para criar tópicos. Se for o caso, entre em contato com os administradores antes divulgar algo.

3- Crie a publicação para pedir doações, divulgar alguma ação ou recrutar voluntários. Ela deve ser muito clara, direta e conter todas as informações que o leitor precisa saber para agir imediatamente (número da conta para depósito, data e hora da ação, itens necessários para a ONG, etc).

4- A postagem também deve conter os meios de entrar em contato com a ONG, como telefone, e-mail e endereço.

5- Não use os grupos apenas para pedir ajuda. Compartilhe também os resultados das ações da ONG, o trabalho realizado no dia-a-dia, depoimentos de pessoas que foram ajudadas e agradecimentos pelas mobilizações.

6-Sempre que possível, utilize o grupo também para encontrar outros negócios e ONGs que possam ser parceiros da sua instituição para mobilizarem cada vez mais pessoas.

Desafios

Um dos maiores desafios é encontrar grupos com membros ativos e dispostos a colaborar com a sua ONG.

Dicas

  • Não faça muitas postagens, as pessoas podem se aborrecer com a quantidade excessiva e ocultarem as publicações feitas pelo seu perfil.

  • Postagens com imagens ou vídeos chamam mais a atenção que as que só possuem textos.

  • Peça aos voluntários e pessoas beneficiadas que conhecem o trabalho da ONG para comentar nos posts criados por você atestando a idoneidade do projeto.

Case - Postagem sobre Evento da Casa Lar Luz do Caminho no Grupo Voluntários para Ações em Florianópolis

Realizado pela organização Casa Lar Luz do Caminho.

O Grupo Voluntários Para Ações em Florianópolis reúne pessoas interessadas em colaborar com ações em organizações sociais da Grande Florianópolis, como abrigos de crianças, asilos de idosos, abrigos de animais, organizações ambientais, etc. As instituições locais publicam anúncios de eventos, pedidos de ajuda, dicas para quem deseja realizar trabalho voluntário e trocam informações entre si.

Em setembro de 2019 um participante do grupo postou a informação sobre um evento realizado pela Casa Lar Luz do Caminho, de Florianópolis, SC. Dessa forma a ONG teve o evento difundido para os 1300 participantes do grupo, todos de Florianópolis ou região.

Veja mais informações sobre este case em https://www.facebook.com/groups/voluntariosflorianopolis/.