Ação de Captação #19

CROWDFUNDING

O que é um(a) crowdfunding

Crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma forma de captação online de recursos financeiros para projetos específicos da ONG.

No crowdfunding os participantes doam, através de uma plataforma online, quantias pequenas para um determinado projeto, que tem uma meta pré-definida de captação. Se essa meta não for atingida depois de determinado tempo, normalmente os valores doados são devolvidos para os participantes. A plataforma onde o crowdfunding é feito fica com uma porcentagem (bem pequena) dos recursos arrecadados. O resto vai direto para a ONG que criou o projeto de crowdfunding.

Para incentivar as doações, as ONGs oferecem alguns itens como canecas personalizadas, camisetas ou mesmo um diploma de doador.

Atualmente existem diversas plataformas online que intermediam este tipo de transação de forma segura e transparente.

Grau de Dificuldade

Médio

Como Fazer

1- Escolha um site para fazer o seu crowdfunding. Existem diversas opções com diferentes formas de apresentar os projetos, objetivos e, principalmente, diferentes taxas. Pesquise qual se adéqua melhor ao perfil da sua ONG antes de fazer a escolha. Confira aqui algumas opções disponíveis.
2- Estipule o objetivo do financiamento: pode ser pontual (como a realização de um evento, ação ou ajuda para um caso específico) ou permanente (como a manutenção da ONG, custos com equipe e ações de longo prazo).
3- Calcule o valor que você precisa arrecadar. É importante ter muita atenção a esta etapa, considerar todos os custos necessários para cumprir o objetivo e detalhar cuidadosamente como será empregado o valor arrecadado. Um projeto mal orçado ou com metas fora da realidade pode ter sua execução prejudicada ou até inviabilizada.
4- Estipule um prazo realista no caso de projetos com data definida para acontecer. Se a ideia for realizar uma festa de dia das crianças, por exemplo, um crowdfunding disponível de 10 de outubro a 10 de dezembro não faz muito sentido.
5- Crie um texto que apresente bem o projeto e motive as pessoas a se engajarem na sua causa. Fale sobre a história da instituição, explique a importância do financiamento e o impacto dele para a comunidade. Clareza, transparência e honestidade são fundamentais.
6- Você pode também disponibilizar o orçamento do projeto e estipular metas parciais, para que as pessoas entendam melhor como será empregado o dinheiro.
7- Capriche no visual. Apresentar seu crowdfunding de forma esteticamente harmoniosa e organizada também pode fazer uma grande diferença na hora de encantar potenciais apoiadores.
8- Se possível, faça um vídeo apresentando o projeto e mostrando quem está por trás dele. Humanizar a ação é um atrativo poderoso para atrair mais colaborações.
9- Divulgue o link para o financiamento coletivo através de todas as plataformas que tiver à disposição: e-mail, redes sociais, site, folhetos, etc. Peça também aos voluntários da instituição para divulgarem o projeto para os seus contatos pessoais.
10- Mantenha contato com o público, responda dúvidas e comentários com agilidade e cortesia para que as pessoas sintam segurança em apoiar sua causa.
11- Ofereça pequenos brindes para quem fizer as doações. Pode ser uma coisa simples, como um diploma, ou algo mais sofisticado, como uma caneca ou camiseta personalizada.

Desafios

O principal desafio desta forma de financiamento é mobilizar doadores suficientes para viabilizar o projeto, seja ele fixo ou eventual. Há muitas outras causas “concorrendo” pela atenção e pelas doações dos benfeitores, ganhar a confiança e o engajamento dessas pessoas pode ser uma tarefa complexa.

Dicas

  • Muitas redes sociais, como o Facebook, permitem que você crie um "evento", uma página especial para ações com datas específicas. Você define a data do evento, escolhe um nome e uma descrição, e convida os participantes de sua rede, tudo através desta página. Através desta ferramenta, você consegue acompanhar quem confirmou a ida ao evento, quem está em dúvida se irá, e pode colocar posts com informações sobre a organização do evento. Este evento pode ser um show, jantar beneficente, ou mesmo gincanas ou campanhas de crowdfunding. Toda ação que possui data para ser realizada pode virar um evento no Facebook, ampliando sua divulgação.

  • Cadastre o nome e emails dos participantes na ação, se possível. Posteriormente você poderá agradece-los pela participação na ação, convidá-los para novas ações, pedir doações, etc.

Case - Campanha de Crowdfunding Acredite no Girassol

Realizado pela organização Projeto Girassol.

A ONG Projeto Girassol oferece há 17 anos psicoterapia individual e oficina em grupo de graça em 3 escolas municipais no Rio de Janeiro.

Em 2019 realizou um crowdfunding através da plataforma Benfeitoria (https://benfeitoria.com/), chamado Acredite no Girassol. A meta era conseguir R$ 10.000,00 para apoiar as atividades realizadas pela ONG. O valor foi alcançado através de 27 benfeitores, que doaram valores entre R$ 15,00 e R$ 500,00.

A ONG ficou com 75% do valor arrecadado. O resto foi gasto com os brindes distribuídos (15%), a plataforma de crowdfunding (6%) e a plataforma financeira que recebia as doações (4%).

Entre os brindes oferecidos para quem fizesse doações estavam desenhos feitos por alunos, marcadores de livros e camisetas personalizadas.

Veja mais informações sobre este case em https://benfeitoria.com/girassol?ref=benfeitoria-pesquisa-projetos.