Ação de Captação #2

BAZAR

O que é um(a) bazar

Um bazar é um espaço para a organização vender produtos a preços diferenciados. Estes produtos podem vir de doações de pessoas, de empresas ou até do governo, como é o caso de organizações que realizam bazares para vender bens apreendidos pela Receita Federal.

O bazar pode ocorrer em determinado período (um dia, uma semana), ou ser permanente.

Grau de Dificuldade

Médio

Como Fazer

Para fazer um bazar:
1 - Defina onde será feito o bazar. Se a organização não dispuser de espaço, verifique entre os apoiadores da organização se alguém pode ceder o espaço.
2 - Defina datas e horários para o bazar, assim como os voluntários que irão ser responsáveis pelo bazar.
3 - Divulgue que a organização está recolhendo doações para a realização de um bazar. Isso pode ser feito através das redes sociais, por exemplo. Outra opção é manter uma área para recepção de doações permanentemente. Esses produtos poderão ser então utilizados no bazar. Não esqueça que além dos produtos em si, para o bazar serão necessários mostradores, suportes para os produtos, balcões, etc.
4 - Combine a logística para a recolha das doações.
5 - Recolha as doações.
6 - Comece a divulgar o bazar. Isso pode ser feito através das redes sociais da organização, distribuição de panfletos, colagem de cartazes, etc.
6 - Avalie as peças doadas, verificando as que podem ir para o bazar.
7 - Selecione o preço de cada peça ou grupo de peças. Facilita por um preço para um grupo de peças. Por exemplo "todas as calças por R$ 10".
8 - Monte o bazar.
9 - Durante o bazar, tire fotos e poste nas redes sociais da organização. Isso incentivará outros apoiadores a participar.
10 - Após o bazar, divulgue os valores arrecadados.
11 - Caso tenha sobrado produtos, verifique com outras organizações se não há interesse em promover um evento semelhante. Ou se houver espaço disponível, mantenha guardado os produtos que sobraram, até um novo bazar, que poderá ser com períodos definidos

Desafios

Os principais desafios na realização de um bazar dizem respeito ao marketing e a logística.

Quanto ao marketing, a organização precisará divulgar tanto a necessidade de doações para o bazar, quanto a realização do bazar, para que os produtos sejam vendidos e os recursos arrecadados. Normalmente as organizações não possuem apoiadores específicos para estas ações, o torna o marketing um grande desafio.

Em relação a logística, a organização precisará de meios de transporte para buscar doações, de um local para realizar o bazar, e de meios de transporte para os voluntários que irão ajudar no bazar.

Dicas

  • Muitas redes sociais, como o Facebook, permitem que você crie um "evento", uma página especial para ações com datas específicas. Você define a data do evento, escolhe um nome e uma descrição, e convida os participantes de sua rede, tudo através desta página. Através desta ferramenta, você consegue acompanhar quem confirmou a ida ao evento, quem está em dúvida se irá, e pode colocar posts com informações sobre a organização do evento. Este evento pode ser um show, jantar beneficente, ou mesmo gincanas ou campanhas de crowdfunding. Toda ação que possui data para ser realizada pode virar um evento no Facebook, ampliando sua divulgação.

  • Cadastre o nome e emails dos participantes na ação, se possível. Posteriormente você poderá agradece-los pela participação na ação, convidá-los para novas ações, pedir doações, etc.

Case - Bazar do Bem

Realizado pela organização AVOS - Associação dos Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão em 6/29/2012.

Bazar realizado para venda de produtos apreendidos pela Receita Federal. Foram vendidos a preços acessíveis Cobertores de lã, casacos, japonas, varas de pesca, artigos de perfumaria, maquiagem, brinquedos e roupas íntimas.

O bazar foi realizado em uma ampla instalação com estacionamento, durante 3 dias. A instituição cobrou R$ 5,00 de entrada, valor que ajudou a cobrir os custos com o evento.

Mais de 3000 pessoas participaram do evento.

Veja mais informações sobre este case em http://www.avos.org.br/fotos/96_sucesso-absoluto-8-bazar-do-bem-reune-quase-3-mil-visitantes.