Ação de Captação #21

JANTAR BENEFICENTE

O que é um(a) jantar beneficente

A organização pode produzir um jantar beneficente para arrecadar recursos. Quem participar do evento poderá comprar um ingresso de valor fixo para comer à vontade.

Para garantir a preparação dos alimentos em grande quantidade no jantar, o ideal é mobilizar voluntários e colaboradores par arrecadar os ingredientes previamente e auxiliarem nas atividades de cozinha e serviço de salão.

Grau de Dificuldade

Alto

Como Fazer

1 - Verifique se há no entorno da organização restaurantes e/ou salões de eventos que tenham condição de financiar os alimentos que serão preparados e servidos no jantar em troca da divulgação do seu nome como patrocinador.
2 - Após selecionar a empresa, entre em contato com a direção da mesma (ou com o departamento de recursos humanos) e apresente a organização e seus projetos.
3 - Mostre as necessidades de sua organização e sugira o jantar beneficente.
4 – Outro caminho para conseguir alimentos e mão de obra para a realização do jantar é entrar em contato com a sua base de voluntários frequentes para solicitar ajuda. E realizar o jantar na própria sede da ONG, caso tenha espaço disponível
5- Defina o valor dos ingressos, o limite de participantes que o evento comportará e para quê será utilizado o dinheiro arrecadado.
5 - Convide a empresa patrocinadora a visitar sua organização e conhecer de perto seus projetos. Isso estimulará os funcionários a participarem da produção do jantar.
6 - Ajude a empresa parceira a divulgar o jantar, postando informações em suas redes sociais e no site, assim como enviando e-mails para os apoiadores,
7 - Durante o jantar, tire fotos e poste nas redes sociais da organização. Isso incentivará outras empresas a fazer eventos semelhantes.
8 - Após o jantar beneficente, divulgue os valores arrecadados.
9- Depois de algum tempo, divulgue o resultado das ações que foram feitas com os valores arrecadados.

Desafios

O principal desafio é encontrar um patrocinador que tenha porte e se interesse em realizar o jantar beneficente. Leve algumas reportagens que mostrem jantares beneficentes realizados por outras empresas e como motivaram os funcionários. Isso ajudará no convencimento da direção da empresa.

Dicas

  • Não esqueça de enviar um e-mail ou mensagem agradecendo a participação dos voluntários na ação, após a conclusão da mesma.

  • Muitas redes sociais, como o Facebook, permitem que você crie um "evento", uma página especial para ações com datas específicas. Você define a data do evento, escolhe um nome e uma descrição, e convida os participantes de sua rede, tudo através desta página. Através desta ferramenta, você consegue acompanhar quem confirmou a ida ao evento, quem está em dúvida se irá, e pode colocar posts com informações sobre a organização do evento. Este evento pode ser um show, jantar beneficente, ou mesmo gincanas ou campanhas de crowdfunding. Toda ação que possui data para ser realizada pode virar um evento no Facebook, ampliando sua divulgação.

Case - Peixada Beneficente da ARPTA

Realizado pela organização Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (ARPTA).

A Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (ARPTA) organiza a quarta edição da sua Peixada Beneficente. O evento está marcado para o dia 08 de março, das 11h às 15h, no Recanto das Águas, na Gleba Rio Vermelho. De acordo com a presidente da ARPTA, Rosemary de Aquino Pinto Piovesan, a renda da iniciativa será revertida para a manutenção e atendimentos da entidade.
Foram colocados à venda em horário comercial, na sede da ARPTA, que fica no 1º andar do Edifício Mikerinos, na Avenida Cuiabá, ou também pelos telefones (66) 3023-0060 / 99926-1696, ingressos ao custo de R$ 40,00, para comer à vontade. As crianças com até sete anos não pagam e também não é preciso levar pratos e talheres.

Veja mais informações sobre este case em https://www.atribunamt.com.br/2020/02/12/autismo-associacao-promove-4a-edicao-de-peixada-beneficente/.