Ação de Captação #6

GINCANA SOCIAL

O que é um(a) gincana social

Muitas escolas realizam gincanas entre seus alunos, como forma de promover o espírito de equipe e a competição saudável. As gincanas normalmente tem como objetivos o sucesso em atividades recreativas e esportivas (corrida do saco, caça ao tesouro, jogos esportivos) ou de habilidades culturais (soletração, teste de conhecimentos gerais, etc).

Mas uma opção é premiar a equipe que realize com mais sucesso uma determinada atividade de cunho social, que pode ser:
- venda de rifa
- arrecadação de alimentos
- arrecadação de outros itens

Os valores arrecadados serão então doados para uma organização social escolhida previamente pela direção da escola, professores e alunos.

Grau de Dificuldade

Médio

Como Fazer

1 - Verifique se há no entorno da organização alguma escola que tenha condição de realizar a gincana. Normalmente grandes escolas tem mais condições de realizar uma gincana do que escolas menores.
2 - Após selecionar a escola entre em contato com a direção da mesma e apresente a organização e seus projetos
3 - Mostre as necessidades de sua organização e sugira a gincana.
4 - De acordo com as necessidades da organização, a escola definirá então os objetivos da gincana (se a arrecadação será de recursos financeiros, alimentos ou outros itens).
5 - Convide a escola a visitar sua organização e conhecer de perto seus projetos. Isso estimulará os alunos a participar da gincana.
6 - Liste junto com a direção da escola como os alunos podem arrecadar os recursos durante a gincana: visitando estabelecimentos comerciais, pedindo em locais públicos (desde que seguros e sem comprometer o público frequentador de tais lugares), requisitando a familiares.
7 - Durante a gincana, tire fotos e poste nas redes sociais da organização. Isso incentivará outras escolas a fazer eventos semelhantes.
8 - Após a gincana divulgue os valores arrecadados.

Desafios

O principal desafio é encontrar uma escola que tenha porte e se interesse em realizar a gincana. Leve algumas reportagens que mostrem gincanas sociais realizadas por outras escolas e como motivaram os alunos. Isso ajudará no convencimento da direção da escola!

Dicas

  • Não esqueça de enviar um e-mail ou mensagem agradecendo a participação dos voluntários na ação, após a conclusão da mesma.

  • Cadastre o nome e emails dos participantes na ação, se possível. Posteriormente você poderá agradece-los pela participação na ação, convidá-los para novas ações, pedir doações, etc.

Case - Gincana das Cores

Realizado pela organização Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) em 10/30/2019.

A Escola Adventista de Jundiaí realizou a Gincana das Cores envolvendo 421 alunos, do maternal ao nono ano, com idade entre três e 14 anos: De acordo com a diretora da escola, a principal tarefa da gincana era arrecadar os alimentos não perecíveis com a família e, principalmente, com a comunidade do entorno.

O projeto Gincana das Cores arrecadou cinco toneladas de alimentos não perecíveis, tendo parte direcionada ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). Além do Fundo Social, também receberam alimentos não perecíveis a Casa Transitória de Várzea Paulista e a Ação Solidária Adventista (ASA).

Veja mais informações sobre este case em https://www.portalfolhadaterra.com.br/regiao/jundiai/gincana-escolar-mobiliza-alunos-para-a-arrecadacao-de-alimentos-nao-pereciveis-em-jundiai/.