Ação de Captação #7

KARAOKÊ SOLIDÁRIO

O que é um(a) karaokê solidário

O Karaokê é um passatempo de origem japonesa no qual as pessoas cantam acompanhando versões instrumentais de músicas. Muitos bares oferecem áreas para karaokê, onde amigos se reúnem, escolhem uma determinada música e a cantam, em grupo ou individualmente. Quanto melhor a performance, mais pontos o cantor ganha.

O bar pode fazer uma parceria com uma organização social, e em determinado dia o aluguel dos espaços de karaokê pode ser todo ou em parte revertido para a organização social. Ou o bar pode disponibilizar um espaço e cobrar por música cantada, e o valor da cobrança reverter para a organização social. Durante o evento, doações espontâneas (de dinheiro, alimentos ou outros itens) também podem ser realizadas.

Grau de Dificuldade

Alto

Como Fazer

1 - Verifique se há no entorno da organização algum bar ou estabelecimento semelhante com condição de realizar o karaokê solidário..
2 - Após selecionar o bar entre em contato com a direção do mesmo e apresente a organização e seus projetos.
3 - Mostre as necessidades de sua organização e sugira o karaokê solidário.
4 - De acordo com as necessidades da organização, o estabelecimento definirá então os objetivos do karaokê (se haverá distribuição de parte da renda, ou se haverá arrecadação de itens, ou ambos).
5 - Durante o karaokê, tire fotos e poste nas redes sociais da organização. Isso incentivará outros estabelecimentos a fazer eventos semelhantes.
6 - Após o karaokê divulgue os valores arrecadados.

Desafios

O principal desafio é encontrar um bar ou estabelecimento semelhante que se interesse em realizar o karaokê. Leve algumas reportagens que mostrem karaokê solidários realizados por outros bares.

Dicas

  • Muitas redes sociais, como o Facebook, permitem que você crie um "evento", uma página especial para ações com datas específicas. Você define a data do evento, escolhe um nome e uma descrição, e convida os participantes de sua rede, tudo através desta página. Através desta ferramenta, você consegue acompanhar quem confirmou a ida ao evento, quem está em dúvida se irá, e pode colocar posts com informações sobre a organização do evento. Este evento pode ser um show, jantar beneficente, ou mesmo gincanas ou campanhas de crowdfunding. Toda ação que possui data para ser realizada pode virar um evento no Facebook, ampliando sua divulgação.

Case - Karaokê do Bem

Realizado pela organização Casa Aurora em 9/25/2019.

A Casa Aurora, iniciativa da Associação de Diversidade e Inclusão da Bahia, recebeu doações, após arrecadação no ‘’Karaokê do Bem’’, evento beneficente que aconteceu no SAN, bar LGBTQ+. O evento, comandado pela drag queen, Mary Jane Beck, cobrou uma taxa de R$ 1 por música no karaokê, além de uma caixa para quem quisesse contribuir de forma voluntária com a Casa Aurora.

Acolhimento LGBTQ+ - A Casa Aurora acolhe pessoas de 18 a 29 anos, que foram expulsas de seus lares, por causa da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Veja mais informações sobre este case em https://www.bnews.com.br/noticias/principal/servicos/246486,bar-realiza-evento-beneficente-com-karaoke-para-casa-de-acolhimento-lgbtq.html.