Ação de Captação #8

SITE

O que é um(a) site

Ter um site permite que a organização mostre sua missão, seus projetos, público alvo e resultados, trazendo mais voluntários e recursos. Permite também que a organização seja encontrada quando o usuário pesquisa no Google algum termo ligado ao objetivo da organização. Por exemplo, um abrigo de cães de Campinas poderá aparecer nos resultados da pesquisa no Google, quando o usuário pesquisar “quero adotar um cachorro em Campinas”.

Um site torna a organização mais confiável, e possibilita a inclusão de um blog, de comentários de apoiadores, de notícias sobre a organização, etc.

Grau de Dificuldade

Alto

Como Fazer

Normalmente a organização não possui conhecimento técnico para criar o site sozinha. Selecione uma agência de desenvolvimento de sites de sua região, ou peça para um voluntário que entenda do assunto para fazer o site.

As etapas que a agência ou o voluntário seguirá serão:
1 - Escolher um domínio (do tipo minhaorganizacao.org.br) e o registrar no site registro.br.
2 - Selecionar uma empresa que hospeda de sites e registrar nela o domínio adquirido.
3 - Definir a estrutura e conteúdo do site.
4 - Criar o site, utilizando plataformas padrões como o Wordpress.
5 - Otimizar o site, para que ele apareça nos resultados de busca do Google para determinados termos.
6 - Divulgar o site nas redes sociais da organização, nos e-mails enviados, folhetos e cartazes, e todos os meios de comunicação já usados pela organização.

Desafios

A construção de um site é um serviço relativamente caro, já que exige conhecimentos técnicos e de design. Algumas agências podem cobrar valores menores já que o site será para uma organização social.

Apesar da ideia do voluntário com conhecimento técnico parecer atraente, desenvolver um site demanda tempo e dedicação. O voluntário pode desistir do projeto antes de completá-lo, ou entregar o site sem funcionalidades importantes.

Dicas

  • Diversos sites cadastram voluntários que querem prestar serviços, e ONGs que precisam de serviços de voluntários. Sua organização pode utilizar estes sites para conseguir voluntários que realizem serviços como desenvolvimento de sites, postagem em redes sociais, criação de campanhas de financiamento coletivo, entre outros. Estes voluntários podem trabalhar virtualmente, ou seja, sua organização pode conseguir voluntários de qualquer lugar do país. Um dos sites que agregam voluntários é o Atados (https://www.atados.com.br/).

  • Possuir certificações de segurança e links para formas de contato como fale conosco e telefone são de grande ajuda para demonstrar credibilidade do site.

Case - Site da ONG Vidas Raras

Realizado pela organização Vidas Raras.

O Instituto Vidas Raras, fundado em 2001 em Guarulhos/SP, é uma ong de âmbito nacional que visa promover os direitos constitucionais das pessoas portadores de diversas síndromes e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em seu site (vidasraras.org.br) a organização mostra informações sobre sua história, traz dados sobre as síndromes raras, e realiza diversas campanhas, lutando por exemplo pela ampliação do teste do pezinho.

Através do site a ONG também vende produtos, e recebe doações.

O site amplia a captação de recursos de doações, através da página de doações, e motiva apoiadores a participar das campanhas.

Veja mais informações sobre este case em http://www.vidasraras.org.br/site/.