Ação de Captação #9

LOJA VIRTUAL

O que é um(a) loja virtual

Uma loja virtual permite que a organização venda produtos pela internet, também conhecido como e-commerce. Na loja virtual estarão dispostos produtos que podem ser adquiridos pelos apoiadores da causa.

Estes produtos podem ser de terceiros (por exemplo, venda de itens novos doados), produzidos pela própria organização ou voluntários (por exemplo, itens de artesanato), ou personalizados com o logotipo da organização (por exemplo, canecas personalizadas, camisetas, etc)

A renda líquida obtida com a venda destes produtos é revertida para a organização. Além dessa vantagem, os itens personalizados ajudam a espalhar a causa da ONG.

Grau de Dificuldade

Médio

Como Fazer

1 - Defina que itens serão comercializados.
2 - Tire fotos dos produtos, escolha uma descrição para os produtos, defina os preços que serão cobrados e a forma de pagamento que será aceita.
3 - Peça para a empresa que desenvolveu o site para criar a loja virtual dentro do site.
4 - Insira os produtos na loja virtual.
5 - Treine a pessoa responsável por receber os pedidos e despachar os produtos.
6 - Divulgue a loja virtual para os apoiadores, através de e-mail ou redes sociais.

Desafios

Um dos desafios enfrentados pela organização na montagem da loja virtual é selecionar ou criar os produtos personalizados. Muitas vezes é necessário a contratação de um designer que irá desenhar as imagens para as canecas, chaveiros ou camisetas, por exemplo.

Outro desafio é no desenvolvimento da loja virtual dentro do site. Muitas vezes a organização já não tem contato com a agência que desenvolveu o site. Pode ser necessário algum voluntário com conhecimento técnico para criar a loja.

O terceiro desafio é com a logística. É necessário que alguém fique responsável pelo atendimento aos clientes, recebimento de pedidos, realização dos pacotes para envio dos produtos, entrega nos correios ou outro meio de transporte escolhido. Como os clientes pagam antes de receber os produtos, é natural que haja uma cobrança para que sejam enviados rapidamente.

Dicas

  • Possuir certificações de segurança e links para formas de contato como fale conosco e telefone são de grande ajuda para demonstrar credibilidade do site.

  • Mantenha o comprador informado do status da compra, com atualizações se o pedido foi aprovado e encaminhado para expedição, prazo de entrega, código de rastreio, aviso de atraso e qualquer outra informação relevante.

Case - Loja Virtual Ampara Animal

Realizado pela organização ONG Ampara Animal.

A ONG Ampara Animal, de São Paulo, foi formada por um grupo de mulheres que possuem um objetivo em comum: ajudar os cães e gatos rejeitados e abandonados. Realizam diversas campanhas para adoção e castração de animais, por exemplo.

A ONG possui em seu site uma loja virtual, onde vende camisetas personalizadas, pulseiras, canecas, imãs para geladeira, etc.

A loja virtual é divulgada na página do Facebook da ONG, que possui um botão COMPRAR que leva direto para ao e-commerce no site.

Veja mais informações sobre este case em https://amparanimal.org.br/produtos/.